7 vantagens das Casas Pré Fabricadas

O que você pensa ou imagina quando você ouve falar em casas pré fabricadas? Resolvemos listar aqui as 7 vantagens das Casas Pré Fabricadas, acompanhe ate o fim.

No Brasil este termo ficou amplamente conhecido por se referir à casas econômicas feitas para atender à demanda de habitação popular, ou seja, as casas popularmente conhecidas como Minha Casa Minha Vida ou Casa Verde e Amarela.

Entretanto, o que a maioria dos brasileiros não sabem é que existem diversos tipos de construções casas pré-fabricadas, que atende do público de baixa renda até casas de alto padrão.

Devido a muitas perguntas comuns, resolvemos escrever este artigo para que você entenda a diferença entre os tipos disponível e as vantagens das casas pré-fabricadas.

Traremos também um comparativo completo contendo: custos, prazos, matéria prima, qualidade e prazo, dentre outras variantes importantes, bem como onde e como aplicar essas técnicas de construção pré moldadas.

Você verá as novas tecnologias de casas pré fabricadas em madeira, concreto pré-moldado e tijolo ecológico.

Traremos também alguns exemplos de empresas e startups que estão inovando na busca de novas tecnologias na construção de casas pré-fabricadas em busca de 3 pilares: velocidade, qualidade e padrão.

Então, o que exatamente é uma casa pré-fabricada?

 

Casa Pre Fabricada De Madeira EcomoradaCasas pré-fabricadas, muitas vezes chamadas de casas pré moldadas, modulares ou prefab, são assim chamadas porque são fabricadas dentro de um modelo e projeto específico, com antecedência na fábrica e, em seguida, entregues e montadas no local.

‘Prefab’ é um termo amplamente difundido no mercado da construção de casas modernas que não descreve nada específico, mas cobre quase tudo quando referimos a totalidade da construção.

Existem várias abordagens diferentes que podem caber sob o termo ‘pré-fabricado’, e é por isso que pode ser um pouco confuso.

Então, pensamos em dividir e analisar o que significa parte da terminologia, qual é a destinação, quais são as limitações e também onde nos situamos nessa área.

Embora ainda haja algum estigma em torno do termo, as casas pré fabricadas possui muitas vantagens e são agora mais frequentemente associadas à qualidade e eficiência.

São 3 os principais benefícios e motivos para pré-fabricar casas e elementos da construção: velocidade da obra, diminuição de desperdício e resíduos e redução de custos, promovendo assim mais qualidade e melhor custo benefício.

Tipos de Casas Pré-fabricados mais Comuns

A cultura de construção civil no Brasil ainda caminha para uma evolução neste sentido, uma vez que ainda o uso de alvenaria convencional, concreto e outros materiais muitas vezes pesados e caros é muito comum em nosso país.

Entretanto, algumas construtoras e incorporadoras imobiliárias seguem a tendência internacional e inovam o mercado, trazendo assim novos processos e métodos de construção para proporcionar uma nova solução para o déficit de mais de 15 milhões de moradias populares no Brasil, dado este de 2019.

Em pleno século 21, as possibilidades e variedade de matéria prima para construção de casas pré moldadas são muitas, e por isso, nos limitaremos a citar aqui os 4 tipos mais comuns de casas pré fabricadas no Brasil.

    • Madeira

Casa De Madeira Pre Fabricada Ecomorada

Este tipo de casa pré moldada sem dúvida é hoje o tipo de matéria prima mais procurada entre os clientes. São muitos os benefícios das casas de madeira de pinus autoclave, como qualidade, praticidade, custo benefício, bom conformo termo acústico, entre outros. Fabricadas com madeira de reflorestamento, a madeira pinus é abundante e de fácil manuseio, além de possuir uma ótima qualidade e beleza.

  • Tijolo Ecológico

Casa Tijolo Ecologico Beneficios

Apesar de já ter quase 40 anos desde sua criação, o tijolo ecológico ou BTC é ainda pouco utilizado no Brasil, comparando aos outros métodos. É fabricado a partir de terra vermelha, cimento e areia, num processo de prensa, dispensando assim a queima. Se trata de um material nobre, sua aparência é rústica, de ótima resistência e acabamento fino, ótimo conformo termo acústico. Pesa contra este tipo de construção o alto valor do milheiro, a dificuldade de acesso ao tijolo e também a falta de mão de obra especializada.

  • Concreto pré-moldado

Cinco Características Da Casa Pré-Moldada De Concreto | Ro Engenharia

As casas de concreto é um entre tantos tipos de construção rápida, prática e barata. Mais indicadas para alvenaria de vedação, já que elas não possuem função estrutural, as placas pré moldadas são encaixáveis, facilitando assim o processo de montagem. Entretanto, as placas são de espessura fina, e não possuem uma boa vedação térmica e acústica. Mais mais utilizadas para construção de alojamentos temporários.

Inovação em Casas Pré Fabricadas no Brasil

Apesar do mercado de construção ser conservador, onde se acredita erroneamente que alvenaria convencional com tijolo e concreto é sinônimo de mais solidez e qualidade, estes novos métodos de construção pré moldada vem crescendo cada dia mais e ganhando força entre o público no Brasil.

Grandes construtoras e incorporadoras imobiliárias estão utilizando cada vez mais soluções de casas pré-fabricadas.

Uma destas soluções é a EcoMorada, produzimos sua casa do projeto a finalização da obra, e também fornecemos kits de auto construção de casas e chales de madeira pré moldados econômicos em pinus autoclave.

Com a inovação inerente do mercado de construção usando esses novos métodos e tecnologias, é possível reduzir os custos da obra e prazo de execução pela metade, sem prejudicar a qualidade e o desempenho das edificações.

Este sistema de padronização das estruturas é cada vez mais comum em empreendimentos de habitações populares, tornando assim possível a produção em nível industrial dos elementos utilizados em casas pré fabricadas.

7 Vantagens das Casas Pré Fabricadas

Como apresentei a você, existem diversas opções de casas pré fabricadas e cada tipo atende melhor algumas necessidades. Mas existem características em comum entre as construções pré-fabricadas que podem ser comparadas a uma casa de alvenaria convencional.

Menos Desperdício

Um quarto de todos os resíduos não industriais no Mundo é gerado pela indústria de construção e demolição – um número imenso considerando a quantidade total de resíduos que o país produz. À medida que os processos de fabricação são desenvolvidos ao longo do tempo, os construtores de casas pré moldadas desenvolvem maior eficiência em sua produção e podem medir com mais precisão quanto material é necessário para um trabalho, resultando em menos desperdício.

Uma vez que os materiais são armazenados na fábrica, também significa que as sobras são mais prováveis ​​de serem guardadas e reutilizadas. Os materiais também têm menos probabilidade de serem roubados, vandalizados ou danificados, algo que tende a acontecer em canteiros de obras.

Ao olhar para todos os fatores que causam perda de materiais em um local de trabalho – roubo, vandalismo, danos causados ​​pela água, ferrugem ou simplesmente jogado fora – e levar em conta que os materiais extras usados ​​para reforço tornam a casa mais durável, faz mais sentido para que os materiais extras sejam anexados à casa, em vez de ficarem espalhados no local de trabalho.

Durabilidade

Como mencionado anteriormente, os materiais extras usados ​​para reforçar a estrutura da casa para o transporte tornam a casa mais durável. Por serem construídas em uma fábrica, com projetos específicos e já testados e aprovados, as casas pré fabricadas são projetadas com precisão, o que contribui para sua maior durabilidade.

Em um estudo feito e apresentado pela FEMA, dos EUA, observou sua durabilidade em seu relatório de 1993 , “Building Performance: Hurricane Andrew in Florida,” “No geral, danos estruturais relativamente mínimos foram observados em conjuntos habitacionais modulares. A combinação de módulo a módulo das unidades parece ter fornecido um sistema inerentemente rígido que teve um desempenho muito melhor do que a estrutura residencial convencional. ”

Menor tempo de construção

Casas pré fabricadas podem ser construídas em menos tempo. Em vez de ter que esperar pela desconstrução de edifícios anteriores e lançamento da fundação antes de construir, uma casa pré moldada pode ser feita na fábrica ao mesmo tempo em que esses processos estão acontecendo. Uma vez que a maior parte da construção é feita em ambientes internos, os atrasos climáticos não são um problema da mesma forma que acontece com as casas construídas em alvenaria convencional.

Uma casas pré fabricadas podem ser construídas em uma média de 90 dias, contra 6 a 9 meses para casas construídas em alvenaria convencional, embora muitos construtores afirmem que podem ser construídas consideravelmente mais rápido— a EcoMorada garante que seus as casas podem ser fabricadas e despachadas em menos de 10 dias, sendo montadas em menos de 60 dias.

Sustentabilidade

Como as casas pré fabricadas são construídas em um local central antes de serem montadas no local, os trabalhadores podem se estabelecer perto da fábrica e se locomover por uma curta distância, em vez de ter que viajar para um local potencialmente distante todos os dias, resultando em menos emissões de CO2. As casas pré moldadas também são melhores para o meio ambiente porque menos materiais são usados ​​em sua construção e perturbam menos o local do que a construção convencional.

Durabilidade

Como os materiais nos canteiros de obras estão sujeitos à chuva e neve, eles podem ser cobertos por toxinas ambientais desagradáveis, como mofo, bolor e ferrugem. Embora os materiais ainda possam ser afetados por essas toxinas em ambientes fechados, é menos provável que sejam afetados.

Melhor para locas remotos e refúgios

Para aqueles que vivem em regiões remotas, as casas pré moldadas são uma boa opção porque são construídas em um local central e depois entregues, aliviando a dificuldade em encontrar empreiteiros dispostos a viajar uma longa distância para construir uma casa.

Preço e Custo Benefício

O custo depende de várias variáveis, por isso é difícil dizer que um tipo de construção de casa é mais barato do que outro.

O que as casas pré fabricadas têm a seu favor é o menor tempo de construção, redução do desperdício e economia na compra de descontos por volume em materiais.

Eles têm um custo extra em alguns aspectos, como transporte para envio dos componentes para o local e custo de mão de obra para execução do projeto.

Escrevemos um artigo especial relacionado a esta duvida, quanto custa construir uma casa pré fabricada?