A madeira é um dos materiais mais comuns utilizado em construções, seja elas convencionais ou no método de construção de casas pré fabricadas.
Entre os diversos tipos de madeira que podem ser encontradas no mercado brasileiro, o Pinus Autoclavado é um dos que apresenta mais versatilidade, além do ótimo custo benefício.
Esse tipo de material é produzido com madeira de reflorestamento, que depois de seco, passa por um processo de autoclavagem.
O resultado deste processo de cura é uma madeira leve e resistente.
Pinus Autoclavado
O pinus auto clavado, ou simplesmente pinus tratado, não é uma madeira extraída da natureza.
Ela é retirada de plantações, sendo que existem mais de 1,5 milhões de hectares destinados ao reflorestamento com pinus.
Por isso, o pinus auto clavado é considerado uma madeira sustentável, já que a sua produção não agride ao meio ambiente. Além disso, é uma madeira barata, a sua utilização gera uma economia de 40% quando comparada a outros tipos de madeira.
Produção do Pinus Autoclavado
O pinus é uma madeira porosa, por isso ela é ideal para passar pelo processo de autoclavagem. Durante esse processo, as peças de pinus são expostas a condições de vácuo e altas pressões.
Antes de passar pelo autoclave, a madeira precisa de um processo de secagem natural. Durante esse período, as peças alcançam os níveis de umidade necessários para passar pela autoclavagem, geralmente a secagem dura cerca de três meses.
Depois de seca, a madeira de pinus é colocada no autoclave. Primeiro, ela é submetida ao vácuo dentro do equipamento. Com isso, o ar no interior das madeiras é retirado.
Em seguida, as soluções de tratamento são inseridas e o aumento da pressão interna garante que o produto seja inteiramente absorvido pela madeira.
No final do processo temos um material imune ao ataque de fungos, carunchos, cupins e outros agentes biológicos. Também é resistente ao contato com água e com o solo.
O tratamento não altera as características básicas da madeira. Ela continua podendo receber tinta, cola ou qualquer revestimento. A capacidade de conduzir calor e energia também não é alterada.
Vantagens da madeira pinus autoclave
• Durabilidade
O tratamento pelo qual a madeira de pinus é exposta garante a ela resistência contra o ataque de insetos e contra as mudanças climáticas. Sendo assim, ela é um material que mantém suas características por anos.
É comum encontrar no mercado madeira de pinus tratada com 15 anos de garantia.
• Versatilidade
Suas características de resistência e leveza permitem que o pinus autoclavado possa ser utilizado de várias maneiras.
Em construções pode ser utilizado em decks, telhados, paredes, assoalhos etc., já que são ótimos isolantes térmicos e acústico. Também são bastante utilizados em paisagismo e em decorações, na construção de móveis, como mesas e bancos.
Além disso, são muito utilizadas no meio rural para a construção de currais, galpões para armazenamento e cercas divisórias.
• Finalização
Esse tipo de material permite um acabamento mais elaborado do que outros tipos de madeira – por isso a sua utilização em decorações e na fabricação de mobílias.
O pinus autoclavado pode ser pintado, já que a madeira não absorve a tinta aplicada. Dessa forma, o consumidor pode escolher entre um visual mais natural e rústico ou colorido.
No nosso blog você encontra muito mais informações sobre casas pré fabricadas de madeira.