Construção de casas pré fabricadas de madeira: A legislação
Como todos projetos e novas construções, seja qual for o sistema construtivo utilizado independente de ser convencional ou um sistema de construção de casas pré fabricadas, os edifícios de madeira devem cumprir as normas sanitárias e sanitárias e os requisitos de acústica passiva previstos nos códigos de construção em vigor.
Na construção com madeira, é necessário respeitar as normas técnicas para garantir uma resistência estrutural, estática e antissísmica adequada.
Os parâmetros relativos às normas de incêndio também devem ser respeitados, dependendo do tipo de edifício. Por fim, a gestão da obra no canteiro de obras deve seguir os procedimentos de proteção e segurança exigidos.
Método de Construção de casas pré fabricadas
Uma das principais vantagens na construção de casas pré fabricadas de madeira é o reduzido tempo de construção. Uma construção de madeira, mesmo quando com vários andares, é relativamente simples, rápida e barata, confirma o engenheiro civil Matheus, da EcoMorada.
Como a madeira pinus é um material leve, cada elemento é facilmente transportado e manuseado no local.
Além disso, a montagem é bem simples, realizada inteiramente de forma seca por meio de conexões mecânicas com placas de aço, parafusos, pregos e parafusos, é impressionantemente rápida.
Além disso, a ausência de água e materiais inertes no local como concreto, restos de madeira e outros nos permite manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, além de possibilitar uma melhor organização em várias fases do processamento.
Em termos de segurança do trabalho, o menor tempo de construção das casas pré moldadas elimina a possibilidade de acidentes.
Em termos de sustentabilidade, a madeira pinus é um material renovável e reciclável.
Consome pouca energia nas fases de produção e montagem, não libera emissões, pós ou fibras nocivas durante o processamento e pode ser descartado sem poluir, devolvendo a energia acumulada se for utilizado para um processo de transformação de resíduos em energia.
Na frente de economia de energia, a madeira é um excelente isolante térmico e acústico por natureza.
Além disso, o uso de materiais naturais ou biocompatíveis para o pacote de isolamento de um painel doméstico melhora a questão térmica. As estruturas de madeira apresentam excelente resistência à ação sísmica e comportamento previsível ao fogo.
No entanto, deve-se prestar atenção à degradação da madeira, através do tratamento autoclave e também com invernizante próprio.
Embora seja suficiente escolher classes de durabilidade de madeira adequadas, como a madeira Pinus (com certificação de madeira de vedação) devidamente tratada em autoclave, o que a torna um material seguro e durável ao longo do tempo.
Vantagens de Casas Pré Fabricadas em Madeira
Os benefícios e vantagens de casas pré fabricadas de madeira são muitos, se tornando o método com melhor custo/benefício no m² da construção, como já frisamos anteriormente no post 7 vantagens das casas pré fabricadas.
Confirma a seguir as vantagens deste método de forma resumida:
- TEMPO REDUZIDO
- MONTAGEM RÁPIDA
- AUMENTO DA SUSTENTABILIDADA
- MAIS ECONOMIA DE ENERGIA
- MELHOR ENDURAÇÃO E RESISTÊNCIA
- SEGURANÇA E GARANTIA AUMENTADAS
- MENOS RESÍDUO
- MENOR VALOR NA MÃO DE OBRA
Bom, espero que este artigo tenha solucionado alguma duvida de nossos leitores. Tenha já sua casa própria com a EcoMorada, conheça os nosso kits de casa pré fabricadas de madeira.